O check-up feminino é uma avaliação ampla e abrangente que deve ser individualizada e personalizada para alcançar os objetivos finais que são a melhoria da qualidade de vida e da sobrevida da mulher.
A realização de um check-up médico periódico possibilita a detecção precoce de algumas doenças silenciosas, além de estratificar o risco de determinadas doenças com objetivo de preveni-las, na verdade exames de rotina são muito importantes, já que ajudam na prevenção e identificação de doenças. Além do mais, quanto antes o tratamento se inicia, maiores serão as chances de recuperação.
Exames de imagem para avaliação de pacientes, diagnóstico de condições patológicas com correlação clínico - laboratorial.
Essa especialidade médica é a responsável direta pela melhoria na qualidade de vida e aumento na longevidade de milhões de mulheres ao redor do planeta.
Por conta disso, suas consultas são indispensáveis para o público feminino, trazendo diversos benefícios para a saúde das mulheres de todas as idades e mudando suas vidas definitivamente.
Nosso objetivo na Ginecologia, é visar a prevenção e o tratamento de doenças que acometem a mulher em todas as fases da sua vida, assegurando seu cuidado integral.
O exame serve como triagem para diversas doenças que acometem o sangue, deficiências de nutrição, infecções, dentre outros. Também é um exame de rotina importante para observar quaisquer alterações que possam aparecer no organismo do paciente.
O preventivo, conhecido também como exame Papanicolau, é um teste realizado em mulheres que já iniciaram a vida sexual e tem objetivo de detectar os primeiros sinais de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou demais doenças sexualmente transmissíveis que acometem os órgãos genitais feminino, prevenindo a evolução ou complicações.
O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose (açúcar) no sangue do paciente. É necessário em média de 8 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.
A ecografia/ ultrassom das mamas é um exame que reproduz imagens da mama sem uso de radiação e de maneira não invasiva. Geralmente o procedimento é rápido, variando de 10 a 30 minutos de duração e é indolor. Ele é ótimo para o estudo do tecido mamário. É capaz de detectar pequenas lesões, como cancros.
O ultrassom transvaginal é um exame de imagem não invasivo, capaz de avaliar o canal vaginal, colo do útero, útero, trompas de Falópio e os ovários da mulher.
São lipoproteínas que transportam o colesterol pelo corpo. O colesterol exerce funções essenciais para o organismo, como, por exemplo, ajudar na produção de ácidos biliares, vitamina D e de hormônios esteroides.
Trata-se de um teste laboratorial que faz a análise da urina do paciente para ver de forma microscópica as células, bactérias e cristais. É indicado para saber como está o funcionamento dos rins, podendo observar possíveis alterações que indicam a presença de doenças
O exame TSH serve para avaliar a função da tireóide e normalmente é pedido para avaliar se esta glândula está funcionando corretamente, e em caso de hipotireoidismo, hipertireoidismo, ou no seguimento em caso de câncer diferenciado de tireóide.
Progesterona é um hormônio feminino produzido pelo corpo lúteo e pela placenta. Ela tem um papel importante na regulação do ciclo menstrual e na manutenção da gestação.
Enzimas TGO e TGP – estas enzimas normalmente são contidas dentro das células do fígado. Se o fígado estiver com algum problema, as células extravasam as enzimas, elevando os níveis destas enzimas no sangue e sinalizando o problema que possa existir.
VDRL é um exame de sangue que serve para diagnosticar a sífilis, que é uma infecção sexualmente transmissível. Além disso, este exame também pode ser solicitado para acompanhar a doença em quem já tem sífilis, que é uma doença caracterizada inicialmente pela presença de feridas na região que não dói.
Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.
O hormônio luteinizante, também chamado de LH, é um hormônio produzido pela hipófise e que, nas mulheres, é responsável pelo amadurecimento dos folículos, ovulação e produção de progesterona, possuindo papel fundamental na capacidade reprodutiva da mulher. Nos homens, o LH também está diretamente relacionado à fertilidade, atuando diretamente nos testículos e influenciando a produção de espermatozoides.
A partir do início da vida sexual ativa.
O estudo de ecografia transvaginal é um exame de rastreio, em que são avaliados os órgãos pélvicos. Afecções do útero, miometrio, endométrio, ovários e lesões das regiões anexiais podem ser avaliados. Muitas vezes, lesões que não causam sintomas, podem ser identificados em exames de rotina.
A ecografia de mamas é utilizada para identificação de lesões sólidas ou cisticas, que podem ser identificadas de forma única pela ecografia ou em conjunto com a mamografia.
Em pacientes com mamas densas, a ecografia apresenta maior sensibilidade para identificação de lesões expansivas, nodulares que por vezes não podem ser identificadas na mamografia.