fbpx

Consultas clínicas e Centro de diagnóstico por imagem

Aberto de : Segunda a sexta das 08 as 17:30h e Sábados das 08 as 12hs
  Contato : (41) 3663-5168

Mapeamento para Endometriose Profunda

A ultrassonografia transvaginal tem se mostrado o método mais acessível para o diagnóstico de endometriose pélvica e o método de escolha para diferenciar endometriomas ovarianos de outros cistos ovarianos. A ultrassonografia transvaginal vem se mostrando muito útil também para identificação de focos de endometriose profunda.

O Exame

O mapeamento para endometriose profunda é um exame menos invasivo realizado pela via vaginal, englobando avaliação pélvica transvaginal completa, com inclusão de estudo Doppler de vasos uterinos e ovarianos, e mapeamento de lesões compatíveis com comprometimento endometriótico profundo.

Os sítios principais da endometriose profunda são: região retro cervical (ligamentos uterossacros), vagina, intestino (reto, sigmoide, íleo e apêndice), bexiga e ureteres. As lesões de septo reto vaginal são relativamente raras e podem ser avaliadas pelos mesmos exames que se usam para reto sigmoide.

Sendo necessário, poderá haver complementação com avaliação de parede abdominal (endometriomas de parede) e abdominal (avaliação de comprometimento renal – hidronefrose).

Além de ser método complementar de diagnóstico, auxilia no preparo pré-operatório com suas informações adicionais e localização dos focos da doença.

Mesmo se o exame não evidencia lesão de endometriose profunda, não podemos descartar a possibilidade de existirem focos de endometriose superficial ou peritoneal, sendo necessário, para este tipo de lesão, o complemento por videolaparoscopia (padrão ouro para avaliação de endometriose), com anatomopatológico da lesão ou biopsia.

Quem deve realizar o exame?

  • Pacientes com quadro clínico sugestivo de endometriose (dor pélvica, irregularidade menstrual, dor na relação sexual, cólica menstrual intensa, queixas intestinais: inchaço abdominal permanente, dor e dificuldade na evacuação, algumas vezes sangramento pelo reto no período menstrual e queixas urinárias: sangramento pela uretra, urgência miccional e disúria.
  • Pacientes com achados sugestivos no exame ginecológico: nódulos palpáveis ao toque, espessamentos na região posterior, dor durante a mobilização do útero.
  • Pacientes em investigação para infertilidade.

A Plural Med conta com este e muitos outros exames, entre em contato agora mesmo para: 41 3663-5168 ou 98421-8627

2 Comentários
  1. Responder
    Denise Roberta dos santos moretti

    Qual valor desse exame ?

    • Responder
      Plural Med

      Olá, obrigado por contato. 😊
      Para valores favor enviar uma mensagem no WhatsdApp (41) 984218627
      Obrigado pela atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *