fbpx

Consultas clínicas e Centro de diagnóstico por imagem

Aberto de : Segunda a sexta das 08 as 17:30h e Sábados das 08 as 12hs
  Contato : (41) 3663-5168

Avaliação do sexo fetal na paciente grávida

Desde o início da realização do pré-natal, a questão do sexo fetal  sempre é algo que desperta a curiosidade da gestante, bem como de todo o entorno familiar.

É possível ter uma ideia do sexo do bebê a partir de exames: 

  • A partir de 8 semanas: com um exame de sangue de sexagem fetal. 
  • A partir de 10 semanas: com o NIPT, diagnóstico pré-natal não invasivo, um exame de sangue que detecta síndromes congênitas. 
  • A partir de 13-14 semanas: pela ultrassonografia, durante a avaliação do tubérculo genital. 
  • Após 16 semanas, com avaliação da região genital do feto pela ultrassonografia.

Tubérculo genital relacionado a coluna maior que 30 graus, indica que o sexo provavelmente será masculino, se menor que 30 graus, o sexo sugerido é feminino. 

Lembrar que para avaliação do tubérculo e da região genital em si dependem da posição/localização do feto, hiperatividade fetal, membros cruzados, cordão umbilical cobrindo a região genital, obesidade materna, bem como da experiência do examinador, sendo que a sensibilidade para detecção do sexo fetal é estimado entre 85 % a 90 % de acerto.

O exame de sexagem fetal é feito através de coleta de sangue, onde é possível visualizar, por meio de biologia molecular, amostras de fragmentos do DNA do feto e assim identificar o sexo do bebê. O exame identifica a presença ou não do cromossomo Y, que se for identificado significa que os pais terão um menino.

O teste pode ser feito a partir da oitava semana de gravidez, sendo reportado taxa de acerto de cerca de 99%. Esta veracidade aumenta conforme vai aumentando a idade gestacional, ou seja, quanto mais tempo a mulher estiver grávida, mais possivelmente certo estará o resultado, sendo reportado que é melhor realizá-lo após 12 semanas, para maior confiabilidade.

Dra. Lilian Wolff é diretora técnica da PluralMed, um espaço com atendimentos clínicos especializados e exames laboratoriais a preços populareslocalizada na Rua Dorval Ceccon, 525, no bairro Jardim Fátima, ao lado do Colombo Park Shopping.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *